'Este é nosso hemisfério': governo dos EUA faz post após operação na Venezuela
05/01/2026
(Foto: Reprodução) Marco Rubio: Não se trata de assegurar poços de petróleo
O Departamento de Estado dos Estados Unidos publicou nas redes sociais a frase “Este é o nosso hemisfério” após a operação que capturou Nicolás Maduro na Venezuela. A postagem foi feita nesta segunda-feira (5), na rede X.
🔴 AO VIVO: Acompanhe as últimas notícias em tempo real
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
“Este é o NOSSO hemisfério, e o presidente Trump não permitirá que nossa segurança seja ameaçada”, diz a legenda.
O post traz uma imagem com uma foto do presidente Donald Trump em preto e branco e a frase “Este é nosso hemisfério”, com a palavra “nosso” destacada em vermelho. Um post idêntico foi feito por uma conta do Departamento de Estado em espanhol.
Initial plugin text
Initial plugin text
A Casa Branca também publicou um artigo com a mesma frase. A fala foi atribuída ao secretário de Estado, Marco Rubio, que participou de uma série de entrevistas a veículos de comunicação americanos nesta segunda-feira.
Segundo a Casa Branca, Rubio afirmou que Trump mantém um compromisso “inquebrantável” de impedir que o Hemisfério Ocidental se torne um refúgio para traficantes de drogas, aliados do Irã ou “regimes hostis” que ameacem a segurança nacional dos Estados Unidos.
“O Hemisfério Ocidental é onde vivemos, e não vamos permitir que ele seja uma base de operações para adversários, concorrentes ou rivais dos Estados Unidos”, disse Rubio em uma das entrevistas.
Maduro é acusado pelos Estados Unidos de narcoterrorismo e outros crimes. Após ser capturado na Venezuela, ele foi levado para Nova York com a esposa. Em audiência judicial realizada nesta segunda-feira, o líder venezuelano declarou-se inocente.
LEIA TAMBÉM
Maduro se declara inocente em audiência em Nova York e afirma ainda ser o presidente da Venezuela
Venezuela ordena prisão de todos os envolvidos na captura de Nicolás Maduro pelos EUA
Lula conversou com vice de Maduro logo após prisão do ditador, diz Planalto
A situação atual na Venezuela
Nicolás Maduro é transferido por autoridades dos EUA para comparecer em tribunal em Nova York em 5 de janeiro de 2026
Eduardo Munoz/Reuters
Com a deposição de Maduro, a vice-presidente Delcy Rodríguez assumiu o cargo de presidente interina da Venezuela. A decisão foi tomada pelo Tribunal Supremo de Justiça do país logo após Maduro ser retirado do poder pelos Estados Unidos.
Segundo o texto da decisão, Rodríguez assume a função para “garantir a continuidade administrativa e a defesa integral da Nação”.
Além da decisão judicial, as Forças Armadas da Venezuela reconheceram Rodríguez como presidente interina no domingo (4). Em pronunciamento em rede nacional, o ministro da Defesa, Vladimir Padrino, apoiou a determinação de mantê-la no cargo por 90 dias.
Também no domingo, Trump afirmou que o país está “no comando” da Venezuela após a captura de Maduro, ao mesmo tempo em que lida com a nova liderança interina em Caracas.
“Estamos lidando com as pessoas que acabaram de tomar posse. Não me perguntem quem está no comando, porque eu daria uma resposta e isso seria muito controverso”, disse Trump a jornalistas, ao ser questionado se havia falado com Delcy Rodríguez.
Pressionado a esclarecer a declaração, o republicano afirmou: “Isso significa que nós estamos no comando”.
Post do Departamento de Estado diz 'este é nosso hemisfério'
Reprodução/X
VÍDEOS: mais assistidos do g1